I CONGRESSO DE DIAGNÓSTICO LABORATORIAL E TERAPÊUTICA DO HGUN:

De 16 à 18 de novembro de 2022

Resistência e Virulência Bacteriana no Ambiente Hospitalar

Pré-inscrição até 20 de outubro de 2022

  • 00Dias
  • 00Horas
  • 00Minutos
  • 00Segundos

Sobre o congresso

O Hospital de Guarnição de Natal promoverá um congresso dentro da Semana Internacional do Uso Racional de Antimicrobianos, nos dias  16, 17 e 18 de novembro no auditório do Hospital de Guarnição de Natal, no intuito de debater junto à comunidade científica do HGUN e de Natal/RN, a problemática da resistência bacteriana aos antimicrobianos, no ambiente hospitalar e comunitário.

Contaremos com a presença de pesquisadores externos convidados, como os professores Dr Nilton Lincopan (ICB-II USP-SP), Dr Alessandro Silveira (Prof e pesquisador da FURB, membro do BR-Cast e Consultor técnico de Microbiologia Clínica e Molecular da DASA), Prof Dr Daniel Wagner de Castro Lima Santos (Médico infectologista, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia e coordenador Clínico Geral do BR-CAST e Dr André Doi (Médico Patologista do Hospital Israelita Albert Einstein-Sp e coordenador Geral do Br-Cast).

O evento será destinado tanto aos profissionais de saúde do Hospital de Guarnição de Natal, como também à comunidade de médicos infectologistas, microbiologistas e representantes de CCIH’s dos hospitais do RN e região.

PALESTRANTES CONVIDADOS

1aa2b8f045e71e09590930d1324182ed

Prof Dr André Mario Doi

Médico Patologista Clínico graduado em 2005 pela Faculdade de Medicina de Sorocaba (PUC-SP) e residência médica concluída em 2009 pela Universidade Federal de São Paulo.

Tese de Doutorado defendida em 20/02/2018 pela Disciplina de Medicina Translacional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Atua na área de Medicina Laboratorial como coordenador médico do setor de Biologia Molecular do Laboratório Clínico do Hospital do Israelita Albert Einstein e professor da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Membro do BrCAST
Diretor Científico da SBPC/ML

05bbd4f1fe87fd37c1aae83810816188

Prof Dr Daniel Wagner de Castro Lima Santos

Médico infectologista, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia e coordenador Clínico Geral do BR-CAST. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (1999-2005). Mestre pela Universidade Federal de São Paulo onde desenvolveu estudos epidemiológicos de infecções fúngicas em transplantados de órgãos sólidos, com destaque para as infecções por fungos negros no transplantado renal. Doutor pela Universidade Federal de São Paulo onde estudou aspectos moleculares do principal agente etiológico da cromoblastomicose. Atualmente é membro da Comissão de Controle de Infecção no Hospital Universitário Presidente Dutra da Universidade Federal do Maranhão e gestor médico no hospital UDI (Rede Dor, São Luís, Maranhão).

7a36a3602dee072866b7b297bb570b54

Prof Dr Alessandro Conrado de Oliveira Silveira

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e em Análises Clínicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Especialização em Microbiologia pela PUC-PR e em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Pós doutorado em Análises Clinicas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós doutorando em Microbiologia (ICB-USP). Pesquisador colaborador da USP (Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia) e UFSC (Programa de Pós-Graduação em Farmácia). Consultor técnico de Microbiologia Clínica e Molecular da DASA. Professor das disciplinas de Estágio Supervisionado em Análises Clínicas, Microbiologia Clínica e Bacteriologia Clínica da FURB, para os cursos de Farmácia, Medicina e Biomedicina. Coordenador do curso de Especialização em Bacteriologia Clínica da FURB. Membro do Comitê Gestor do BRCAST. Atua nas linhas de pesquisa microbioma intestinal e detecção da diminuição da susceptibilidade de Staphylococcus aureus à vancomicina.

69f9cc4a61f08c332c9d1fc2f4ca0bd1

Prof Dr Nilton Lincopan

Formado em Tecnologia Médica pela Facultad de Medicina, Universidad Austral de Chile, possui Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas (Análises Clínicas).

Atualmente, é Professor Livre-Docente do Departamento de Microbiologia, no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, onde realiza investigação em Microbiologia Humana e Veterinária focando na Resistência Bacteriana na Interface Humana-Ambiente-Animal (One Health), Abordagens Genômicas e Alternativas Terapêuticas. Participa como membro da Câmara Técnica de Resistência Microbiana (CATREM, ANVISA) e do Comitê Brasileiro de Teste de Sensibilidade a Antimicrobianos (BrCast, Subcomitê de Medicina Veterinária).

major-vianello

Prof Dr Marco Aurélio Vianello

Farmacêutico-Bioquímico chefe do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Guarnição de Natal, Exército Brasileiro. Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), Aperfeiçoamento em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – 2001), Especialização em Microbiologia pela Universidade de São Paulo (2004), Especialização em Análises Clínicas pela Universidade de São Paulo (2005), Mestrado em Farmácia (Análises Clínicas) pela Universidade de São Paulo (2006) , doutorado em Farmácia (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Universidade de São Paulo (2020) e é Pós doutorando pela Universidade de São Paulo (ICB/USP). É professor convidado da Liga contra o Câncer de Natal e dos cursos de Pós-Graduação da Universidade Potiguar e UNIFACEX em Natal, RN.

PROGRAMAÇÃO

16 de novembro de 2022

 
 
 
 
 
 

07:00 às 07:20 – Abertura do Evento – Palavras da Sra Diretora do HGUN

 

07:20 – 08:00 – Uma retrospectiva de diagnóstico laboratorial na Amazônia e no HGUN com ênfase na Resistência e Virulência dos Microorganismos -Maj Vianello (Dr em Microbiologia pela USP/UFRN e Pós Doutorando pela USP)

 

08:00 às 09:30 – Palestra com Prof Dr Alessandro Conrado de Oliveira Silveira- (Prof e pesquisador da FURB, membro do BR-Cast e Consultor técnico de Microbiologia Clínica e Molecular da DASA)- Tema: Virulência e Resistência de bactérias Gram-Positivas no Ambiente Hospitalar.

 

09:30 às 10:00: Coffee-Break

10:00 às 12:00: Continuação da palestra com Prof Dr Alessandro Conrado de Oliveira Silveira.

12:40 às 13:00: Almoço (Cedido pela Organização do Congresso)

 

 

13:00 às 15:00 – Palestra com Prof. Dr Nilton Lincopan (Prof Pesquisador do Laboratório de Resistência Bacteriana e Alternativas Terapêuticas do ICB-II USP-SP)- Tema: Virulência e Resistência de bactérias Gram- Negativas no ambiente hospitalar.

15:00 às 15:30: Coffee-Break

15:30 às 17:00: Continuação da palestra com Prof. Dr Nilton Lincopan.

Dia 17 de novembro de 2022

 
 
 
 
 
 
 

08:00 às 09:30 – Palestra com Prof Dr Alessandro Conrado de Oliveira Silveira- (Prof e pesquisador da FURB, membro do BR-Cast e Consultor técnico de Microbiologia Clínica e Molecular da DASA)- Tema: Conhecendo o Microbioma Intestinal: Do coprológico funcional à Metagenômica.

09:30 às 10:00: Coffee-Break

10:00 às 12:00: Continuação da palestra com Prof Dr Alessandro Conrado de Oliveira Silveira.

12:40 às 13:00: Almoço (Cedido pela Organização do Congresso)

13:00 às 15:00 – Palestra com o Prof Dr André Doi (Médico Patologista do Hospital Israelita Albert Einstein-SP e coordenador Geral do Br-Cast) – Tema: Diagnósticos Moleculares Clássicos e Avançados aplicados às Doenças Infecciosas.

15:00 às 15:30: Coffee-Break

15:30 às 17:00: Continuação da palestra com o Prof Dr André Doi.

Dia 18 de novembro de 2022

 
 
 
 
 

08:00 às 09:30 – Palestra com o Prof Dr Daniel Wagner de Castro Lima Santos (Médico infectologista, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia e coordenador Clínico Geral do BR-CAST)

Tema: Tratamentos Clássicos e Novas opções terapêuticas no Combate aos Microorganismos Multirresistentes.

 

09:30 às 10:00: Coffee-Break

10:00 às 12:00: Continuação da palestra com o Prof Dr Daniel Wagner de Castro Lima Santos.

O evento será destinado tanto aos profissionais de saúde do Hospital de Guarnição de Natal, como também à comunidade de médicos infectologistas, microbiologistas e representantes de CCIH’s dos hospitais do RN e região.

Dia 18 de novembro de 2022

 
 
 
 
 

08:00 às 09:30 – Palestra com o Prof Dr Daniel Wagner de Castro Lima Santos (Médico infectologista, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia e coordenador Clínico Geral do BR-CAST)

Tema: Tratamentos Clássicos e Novas opções terapêuticas no Combate aos Microorganismos Multirresistentes.

09:30 às 10:00: Coffee-Break

10:00 às 12:00: Continuação da palestra com o Prof Dr Daniel Wagner de Castro Lima Santos.

O evento será destinado tanto aos profissionais de saúde do Hospital de Guarnição de Natal, como também à comunidade de médicos infectologistas, microbiologistas e representantes de CCIH’s dos hospitais do RN e região.

LOCALIZAÇÃO

Auditório do Hospital de Guarnição de Natal
Av. Hermes da Fonseca, 1385 - Tirol, Natal

PATROCINADORES